Rio de Janeiro, Brasil | Barcelona, España
Whatsapp +55 21 99991.1822
ODONTOLOGIA VETERINÁRIA
Dra Isabella Cito
Equino
dificuldade para engordar, desobediência, chacoalhar da cabeça, odor fétido na boca, letargia e seletividade ao se alimentar, dor muscular.
A especialidade
Em equinos, o principal problema que ocorre são as chamadas pontas de dente. O dente do cavalo erupciona ao longo de toda a sua vida, necessitando de um desgaste constante e homogêneo (foto 1 e 2) para evitar o surgimento dessas pontas.
Essas pontas causam cortes e úlceras (foto 3) na mucosa oral, fazendo com que o animal não realize o movimento correto da mastigação, levando a uma ma oclusão e trituração insuficiente do alimento.
Se este alimento não chega triturado corretamente ao estômago, pode levar a cólicas por impactação e perda de peso pois o organismo não consegue absorver os nutrientes necessários. Devido a esta má oclusão (foto 4), os dentes vão sendo desgastados de forma desalinhada, levando a problemas mais graves como os ganchos (foto 5).
Outro problema comum nos equinos são os dentes de lobo (foto 6 azul), sendo estes dentes rudimentares que precisam ser extraídos pois causam incômodo devido a sua localização.
Em potros e animais jovens, a principal causa da má oclusão, são os dentes de leite retidos (foto 6 vermelho) que geram inflamação e dor local, necessitando de extração por um especialista.