Rio de Janeiro, Brasil  |  Barcelona, España 

  • Branca Ícone Instagram

©  2020 PETDENTIS

Ortodontia 

Essa é a área da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.

PARA QUÊ É FEITO ESTE TRATAMENTO?

     Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição, vocalização e da articulação temporomandibular (ATM). Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, que podem chegar a contraindicar o tratamento (problemas periodontais). 

     Quando o tratamento é bem planejado e executado por profissional qualificado, não existem riscos maiores ao paciente, desde que este siga todas as instruções dadas, principalmente quanto ao aspecto de HIGIENE BUCAL, pois os detritos podem causar problemas gengivais, periodontais, manchas brancas ou mesmo cáries dentárias. 

Tratamento Ortodôntico Profilático

para correção da oclusão

Avaliação da oclusão

A função principal do tratamento ortodôntico em animais é RESTABELECER A OCLUSÃO DENTÁRIA, que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal deles.

Colagem do aparelho

O tratamento ortodôntico requer, como qualquer outro tratamento oral, que o animal seja submetido a anestesia geral inalatória para a colagem do aparelho. Nos primeiros dias é recomendado o uso do colar Elizabetano para evitar que o animal retire o aparelho.

Manutenção

A fase de manutenção é pequena, e o tratamento de menor tempo que em humanos devido ao tipo de fibras presentes no ligamento periodontal que permitem uma movimentação mais rápida dos dentes. Para cada manutenção, o animal precisa ser anestesiado.

Higiene

 Após a fase de adaptação que é bem rápida, em torno de 48 horas, o animal segue sua rotina normalmente, apenas evitando que morda objetos rígidos durante o tratamento e mantendo a higiene oral com ESCOVAÇÃO DIÁRIA.